É preciso estar habilitado o uso de Javascript em seu navagedor para que o site funcione de forma correta.
Notícias
Notícia
Novas Diretrizes para 2019

Comunidade Acadêmica da Faculdade Palotina!

 

Estamos encerrando o ano letivo de 2018, um ano repleto de aprendizagens, conquistas e desafios.

A Sociedade onde estamos inseridos muda constantemente, buscando novas formas de interagir e nós, seres humanos, precisamos estar em constante evolução para acompanhar esse processo. Por esse motivo, o mundo acadêmico é sempre dinâmico e enriquece a vida de todos aqueles que se envolvem no processo ensino-aprendizagem. 

Assim, para acompanhar o mundo em desenvolvimento, nós enquanto comunidade acadêmica precisamos nos atualizar e melhorar nossos processos de interação e aprendizagem. Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva. Apesar de nossa Instituição ter claro os valores Humanos da Ética, do Respeito e da Valorização da Vida, temos a ciência de que precisamos preparar nossos acadêmicos para enfrentar a competitividade presente nos dias atuais.  

Dessa forma, Coordenadores de Curso, Coordenação Acadêmica, Direção Geral e Conselho Superior ? este formado por membros da mantenedora, representantes dos acadêmicos, professores, Coordenadores de Curso e dos Técnicos Administrativos reuniram-se para tratar das mudanças que ocorrerão em nossa Instituição em 2019.

Ressaltando que a intenção é o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem; visando a busca pelo conhecimento e a preparação do acadêmico para enfrentar a realidade mercadológica, cada vez mais exigente e competitiva seguem as alterações que farão parte da vida acadêmica da Faculdade Palotina a partir de 2019.

A primeira alteração diz respeito ao horário do término das aulas no turno da noite. A partir de 2019, as aulas iniciarão às 19h e terminarão às 22h15min. Tal medida deu-se devido ao fato de que tanto professores quanto acadêmicos relatavam a pouca produtividade das aulas após as 22h.

Contudo, a Faculdade não pode abrir mão da carga horária da disciplina que precisa ser cumprida pelos professores e que é contratada pelo acadêmico quando este faz sua matrícula na Instituição. Desse modo, a fim de que ninguém seja prejudicado, os Cursos noturnos passarão a ter 19 semanas de aula por semestre. Logo, o término do primeiro semestre dos Cursos noturnos será 16 de julho e o segundo semestre, 17 de dezembro. Já o início do primeiro semestre letivo em 2019 será dia 25 de fevereiro e do segundo semestre 01 de agosto.

Os Cursos com aulas no turno da manhã não sofrerão alterações e continuarão com 17 semanas de aula por semestre, das 7h30min da manhã até as 12h; visto que os acadêmicos não relataram problemas em relação ao aproveitamento das atividades desenvolvidas nesse período. Nesse sentido o Calendário Acadêmico orientará as atividades dos dois turnos, cada um com suas particularidades.

A segunda alteração a ser destacada é em relação à avaliação. O Regimento Geral aprovado na Reunião do Conselho Superior diz que:

   

Art. 86. A média final nas disciplinas de graduação, na modalidade presencial, resulta da média aritmética simples entre as duas avaliações ordinárias bimestrais do semestre que deve  atingir média sete para aprovação. 

Parágrafo único. Caso o aluno não atinja a média sete para aprovação nas avaliações ordinárias, prestará a avaliação recuperatória, em período específico, na qual deverá atingir a média mínima de sete pontos para que obtenha a aprovação na disciplina.

 

O que isso significa? Durante o Semestre, o acadêmico continuará com primeira nota bimestral de 0 a 10 e a segunda também de 0 a 10. Somando-se as duas notas e dividindo por dois, o acadêmico que atingir a média 7,0 estará aprovado. Caso não consiga atingir essa média, o professor marcará uma nova oportunidade de avaliação valendo de 0 a 10 e o acadêmico precisará atingir nota 7,0 - no mínimo - para ser aprovado na disciplina. Desse modo, as notas do primeiro e segundo bimestre do semestre passam a não ser mais contabilizadas e valerá somente a nota obtida na nova oportunidade. 

Deseja-se assim auxiliar acadêmicos e professores a pensar não no mínimo, muito menos no mais fácil; mas, sim, no mais adequado, naquilo que prepara melhor para o mundo do trabalho e da competição, sem nunca perder os valores da humanização, da Ética e da Valorização da Vida.

Nesse mesmo viés das alterações propostas para 2019 foram aprovadas na reunião do CEPE do dia 30 de novembro as alterações das matrizes curriculares dos Cursos de Graduação. Logo, os acadêmicos que iniciarão o curso no primeiro semestre de 2019 estarão inseridos numa nova matriz curricular, a qual foi organizada para atender a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação que orienta os cursos de Graduação do Brasil a terem 10% de sua carga horária obrigatória  com projetos de extensão curricular. É o convite para que as Instituições de Ensino Superior saiam dos seus muros  e caminhem até a comunidade  a fim de enriquecer a vida da comunidade que cerca a IES e também fazer com que o acadêmico perceba que seu curso tem razão de existir para a Sociedade. Essas alterações iniciarão concretamente a partir do segundo semestre de 2019 e cada curso organizou as disciplinas e professores que irão acompanhar tais ações curriculares de extensão.

São modificações importantes as que estamos organizando para iniciar em 2019, contamos com o auxilio de todos e também com a confiança de todos pois estamos trabalhando para promover uma educação que busca a qualificação pessoal do nosso acadêmico e professor. Precisamos nos desafiar e buscar sempre mais a excelência do ensino e da aprendizagem. Sabemos que nossa tendência sempre é ao repouso, ao mais cômodo, ao mais fácil e precisamos nos desafiar para fugir dessa tendência indo em busca do sucesso e da qualificação. Sabemos que juntos somos fortes e poderemos implementar essas mudanças e ao final de tudo sairmos realizados pois ao chegar no final do curso com  o Diploma de Bacharel ou Licenciado e também com conhecimento adquirido nos anos de curso suficiente para enfrentar os desafios do mercado de trabalho cada vez mais exigente. 

Contamos com o auxílio e a colaboração de todos, Saudações Acadêmicas

Direção Geral, Coordenação acadêmica e Coordenações de curso da Faculdade Palotina

 

Destaque
 
(55) 3220 4575 | fapas@fapas.edu.br
 
 
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 9+, Firefox 3+ ou Google Chrome