Diaconia - FAPAS - Faculdade Palotina
CNBB

Formação de Diáconos

Apresentação

A Igreja no Brasil busca neste tempo dedicar atenção ao fortalecimento das pequenas comunidades e revitalizar as paróquias. Isso sugere uma perspectiva formativa que implica a multiplicação de Ministérios, serviços e lideranças nas comunidades. Estamos, pois, a falar em uma Igreja ministerial com a ampliação da rede de comunidades, implementação de novos ministérios; implica refletir e promover as diversas vocações na Igreja.

O Documento de Aparecida constata que “alguns discípulos missionários do Senhor são chamados a servir a Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem. São ordenados para o serviço da Palavra, da Caridade e da Liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja” (DAp 205). Nesta perspectiva se insere esta proposta formativa para os possíveis candidato ao diaconato promovido pela Faculdade Palotino em parceria com a diocese da Província Eclesiástica e Santa Maria/RS.

Objetivo geral do curso

Possibilitar que os candidatos ao Diaconato Permanente tenham uma formação em nível pessoal, cristão, teológico e pastoral.

Capacitar os participantes para uma reflexão crítica, fazendo com que sejam verdadeiros discípulos de Cristo, realizando a missionariedade na ação transformadora e comprometida com o Projeto de Jesus Cristo.

Horário das aulas

O curso será oferecido mensalmente, nos fins de semana com aulas nos sábados das 8h às 21h e domingos das 8h às 12h. Nos sábados terá missa com laudes às 7h, vésperas às 18h e completas às 21h. Nos domingos terá missa com laudes às 7h.

Uma parcela da carga horária será oferecida na modalidade EAD.

Local/Endereço onde o curso será oferecido

INSTITUTO SÃO JOSÉ. Rua Aron Fischamann s/n. Parque Dom Antônio Reis. CEP: 97.065-030. Santa Maria –RS. E-mail: alci.barretta@hotmail.com. Fone: (55)3211 21 25 e (55) 997 07 41 22.

Forma de Ingresso

As Dioceses vinculadas ao projeto: Arquidiocese de Santa Maria, Diocese de Cachoeira do Sul, Diocese de Cruz Alta, Diocese de Uruguaiana e outras dioceses que porventura optarão por participar dessa formação, indicarão os interessados em fazer o curso. Esses deverão ter, no mínimo, Ensino Médio completo. Dessa forma, a seleção dos participantes será por conta de cada Diocese que indicará um representante para os acompanhar durante o período do curso. A faculdade reserva-se o direito de não oferecer o referido curso caso não obtenha o número mínimo de 25 candidatos.

Avaliação

A nota mínima exigida para superar a disciplina é 7,0. Orienta-se que, na medida do possível, as avaliações sejam feitas a partir de questões objetivas de múltipla escolha (modelo Enade).

Público Alvo

Candidatos ao Diaconato Permanente das Dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Santa Maria.

  • Modalidade de ensino: Presencial e a Distância (EAD)
  • Carga horária: 1.100 horas
  • Vagas: 40
  • Duração do curso: 22 Fins de Semana (2 anos) + aulas sincrônicas on-line e atividades de casa.

Inscrições

As Dioceses interessadas deverão efetuar as inscrições de seus interessados, conforme o edital:

Link para o edital do Curso de Diaconato

Documentos necessários à inscrição:

  • Cópia autenticada do certificado de Conclusão do Ensino Médio e histórico escolar;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF; e
  • A documentação solicitada não será revisada no ato de recebimento e deverá ser acondicionada em pasta ou envelope. A responsabilidade pela exatidão dos dados será exclusivamente da Diocese que inscrever o candidato.

Entrega de Documentos

As datas e o local serão definidos em edital próprio.

Observações

Os documentos serão devolvidos aos candidatos até 30 dias após o término das inscrições, se o curso não completar o número mínimo de candidatos.

Divulgação dos selecionados

A relação dos nomes dos candidatos selecionados será divulgada no site da Fapas (www.fapas.edu.br), em ordem alfabética.

Investimento

A Fapas juntamente com as Dioceses assume o quadro de professores do Curso de Formação para o Diaconato Permanente oferecendo aulas tanto presenciais quanto a distância (EAD).

A Fapas assume a coordenação do curso em conjunto com as Dioceses (pode-se formar equipes de coordenação para auxiliar nos diversos serviços).

As Dioceses assumem a manutenção da escola (custos com os professores e com possíveis materiais). A proposta é que os professores não sejam remunerados financeiramente. No entanto, para os que são de outra cidade será dado um auxílio para a viagem.

O valor da mensalidade (proposta do seminário S. José)

Apart. triplo: 150,00 (inclusas as refeições)

Apart. duplo: 160,00 (inclusas as refeições)

Apto. individual: 195,00 (inclusas as refeições)

Matrículas

  • Local: Setor de Registro e Controle Acadêmico (Serca) da Fapas. As datas serão definidas em edital próprio.
  • Taxa de inscrição: 50,00
  • Taxa retirada do diploma: 50,00

Certificado

O Certificado do Curso de Formação para o Diaconato Permanente proposto será conferido aos alunos que:

  • tiverem um mínimo de 75% de participação em cada disciplina;
  • submeterem-se às avaliações e forem aprovados com nota mínima 7,00 (sete); e
  • cursarem todas as disciplinas do curso e forem aprovados.