A Igreja no Brasil busca neste tempo dedicar atenção ao fortalecimento das pequenas comunidades e revitalizar as paróquias. Isso sugere uma perspectiva formativa que implica a multiplicação de Ministérios, serviços e lideranças nas comunidades. Estamos, pois, a falar em uma Igreja ministerial com a ampliação da rede de comunidades, implementação de novos ministérios; implica refletir e promover as diversas vocações na Igreja.
O Documento de Aparecida constata que “alguns discípulos missionários do Senhor são chamados a servir a Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem. São ordenados para o serviço da Palavra, da Caridade e da Liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja” (DAp 205). Nesta perspectiva se insere esta proposta formativa para os possíveis candidato ao diaconato promovido pela Faculdade Palotino em parceria com a diocese da Província Eclesiástica e Santa Maria/RS.
Possibilitar que os candidatos ao Diaconato Permanente tenham uma formação em nível pessoal, cristão, teológico e pastoral.
Capacitar os participantes para uma reflexão crítica, fazendo com que sejam verdadeiros discípulos de Cristo, realizando a missionariedade na ação transformadora e comprometida com o Projeto de Jesus Cristo.
O curso será oferecido mensalmente, nos fins de semana com aulas nos sábados das 8h às 21h e domingos das 8h às 12h. Nos sábados terá missa com laudes às 7h, vésperas às 18h e completas às 21h. Nos domingos terá missa com laudes às 7h.
Uma parcela da carga horária será oferecida na modalidade EAD.
INSTITUTO SÃO JOSÉ. Rua Aron Fischamann s/n. Parque Dom Antônio Reis. CEP: 97.065-030. Santa Maria –RS. E-mail: alci.barretta@hotmail.com. Fone: (55)3211 21 25 e (55) 997 07 41 22.
As Dioceses vinculadas ao projeto: Arquidiocese de Santa Maria, Diocese de Cachoeira do Sul, Diocese de Cruz Alta, Diocese de Uruguaiana e outras dioceses que porventura optarão por participar dessa formação, indicarão os interessados em fazer o curso. Esses deverão ter, no mínimo, Ensino Médio completo. Dessa forma, a seleção dos participantes será por conta de cada Diocese que indicará um representante para os acompanhar durante o período do curso. A faculdade reserva-se o direito de não oferecer o referido curso caso não obtenha o número mínimo de 25 candidatos.
A nota mínima exigida para superar a disciplina é 7,0. Orienta-se que, na medida do possível, as avaliações sejam feitas a partir de questões objetivas de múltipla escolha (modelo Enade).
Candidatos ao Diaconato Permanente das Dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Santa Maria.
As Dioceses interessadas deverão efetuar as inscrições de seus interessados, conforme o edital:
Link para o edital do Curso de DiaconatoAs datas e o local serão definidos em edital próprio.
Os documentos serão devolvidos aos candidatos até 30 dias após o término das inscrições, se o curso não completar o número mínimo de candidatos.
A relação dos nomes dos candidatos selecionados será divulgada no site da Fapas (www.fapas.edu.br), em ordem alfabética.
A Fapas juntamente com as Dioceses assume o quadro de professores do Curso de Formação para o Diaconato Permanente oferecendo aulas tanto presenciais quanto a distância (EAD).
A Fapas assume a coordenação do curso em conjunto com as Dioceses (pode-se formar equipes de coordenação para auxiliar nos diversos serviços).
As Dioceses assumem a manutenção da escola (custos com os professores e com possíveis materiais). A proposta é que os professores não sejam remunerados financeiramente. No entanto, para os que são de outra cidade será dado um auxílio para a viagem.
O valor da mensalidade (proposta do seminário S. José)
Apart. triplo: 150,00 (inclusas as refeições)
Apart. duplo: 160,00 (inclusas as refeições)
Apto. individual: 195,00 (inclusas as refeições)
O Certificado do Curso de Formação para o Diaconato Permanente proposto será conferido aos alunos que: