Notícia - Arquidiocese de Santa Maria promove I Simpósio de Mariologia - FAPAS - Faculdade Palotina
Arquidiocese de Santa Maria promove I Simpósio de Mariologia
  • 05/09/2022

Arquidiocese de Santa Maria promove I Simpósio de Mariologia

A Arquidiocese de Santa Maria, em parceria com a Faculdade Palotina (Fapas) e Universidade Franciscana (UFN), promove o I Simpósio de Mariologia, que terá como tema "Medianeira para sinodalidade da igreja". O encontro será realizado de 21 a 23 de outubro na UFN. As inscrições podem ser feitas até 17 de outubro no site. O evento é voltado para pesquisadores da área de Teologia, lideranças comunitárias e público em geral. O valor da inscrição é R$ 50,00.

• Promover o diálogo interinstitucional entre a Arquidiocese de Santa Maria, a Universidade Franciscana, a Faculdade Palotina e a Academia Marial de Aparecida, SP, com vistas a criar um nicho de reflexão acadêmica e sistemática sobre o papel da fé em Maria no Plano da Salvação realizado em Jesus Cristo.

• Sustentar teológica e pastoralmente a devoção mariana, expressa popularmente durante as celebrações que compõe a Romaria à Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, de modo a ampliar os frutos eclesiais de tamanha expressão devocional.

• Ressignificar a devoção popular à Virgem Santíssima dentro da sistemática discipular e missionária da Igreja, apresentando o seguimento a Cristo como centro e ponto de partida de toda a ação pastoral e toda expressão devocional da fé eclesial (Documento de Aparecida, n. 41).

• Congregar os cristãos da cidade de Santa Maria e cercanias, e todos os demais interessados, em um projeto sinodal de reflexão sobre o modelo discipular que a figura teologal de Maria Santíssima pode inspirar.

21 de outubro de 2022 - sexta-feira

19h – Akáthistos – Hino à Mãe de Deus

19h45min – Sessão de Abertura

20h15 - Conferência 1
“EIS A SERVA DO SENHOR”: A VIRGEM MARIA NA SAGRADA ESCRITURA
Assessoria: Ms. Ir. Élida Debastiani, ICM (FAPAS) – Mestra em Ciências Bíblicas Pontifício Instituto Bíblico, Roma – 2000-2004.
Moderadora: Ir. Marlene Ana Terhorst

21h15min - Diálogo

22h – Encerramento

22 de outubro de 2022 – sábado

8h30min – Oração inicial

8h50min - Conferência 2
AVE, FILHA DO TEU FILHO: SANTA MARIA NA PERSPECTIVA DA PATRÍSTICA
Assessoria: Dra. Ir. Maria Freire da Silva, ICM (PUCSP) - Doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Itália – 2000-2003.
Moderador: Dr. Pe. Jadir Zaro, SAC (FAPAS)

9h30min – Diálogo

10h30min – Intervalo

11h - Conferência 3
MÃE DE DEUS E NOSSA: MARIA NA LUMEN GENTIUM
Assessoria: Me. Vinícius da Silva Paiva (Academia Marial de Aparecida) - Mestrado em andamento em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 2021.
Moderador: Pe. Roni Almeida Mayer (Arquidiocese de Santa Maria).

12h - Diálogo

12h30 – Intervalo

14h15min - Conferência 4
ROGAI POR NÓS: MARIA NA PIEDADE POPULAR
Assessoria: Me. Pe. José Ulysses da Silva, C. SS. R. (Academia Marial de Aparecida) - Mestrado em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Ateneu Anselmianum, Roma, Itália. Diretor da Academia Marial de Aparecida (AMA).
Moderador: Pe. Júnior Lago (Arquidiocese de Santa Maria)

15h15min - Diálogo

15h45min - Intervalo

16h15min - Conferência 5
SOB O OLHAR DA GUADALUPE: MARIA NA AMÉRICA LATINA
Assessoria: Dr. Dom Leomar Antônio Brustolin (Arquidiocese de Santa Maria) - Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade San Tommaso (PUST), Itália – 1997-2000. Membro da Comissão Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Moderador: Dr. Pe. Celito Moro (Arquidiocese de Santa Maria)

17h15min - Diálogo

18h15 – Intervalo

20h - Conferência 6
A COMPADECIDA: ANÁLISE DA PRESENÇA DE MARIA NO AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA
Assessoria: Prof. Dr. Renato Ferreira Machado (Faculdade Dom Bosco) - Doutorado em Teologia pelas Faculdades EST, Brasil – 2010-2013.
Moderador: Ms. Pe. Fábio Júnior Batistella, SAC (FAPAS)

21h – Diálogo

22h – Encerramento

23 de outubro de 2022 - domingo

8h30min – Oração inicial

8h45min - MEDIANEIRA DA GRAÇA: MARIOLOGIA E SINODALIDADE
Assessoria: Ms. Pe. Ênio José Rigo (Arquidiocese de Santa Maria) - Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 2002-2003.
Moderadora: Prof. Dra. Marta Rosa Borin (UFSM)

9h45min – Diálogo

11h – Celebração Eucarística