Liderança e Autoconhecimento com ênfase em Estratégias de Negócios

Público-alvo:

Os cursos são direcionados para profissionais com Certificado de Conclusão de Curso de Ensino Superior reconhecido pelo MEC. 

Acadêmicos graduandos poderão realizar a matrícula em cada módulo, recebendo a certificação de Curso de Extensão, podendo requerer a validação deste em sua grade curricular como atividade complementar mediante aprovação da IES de origem.

Portanto, a validação dos três módulos como curso de pós-graduação somente será permitida na possibilidade de os três módulos serem cursados em data posterior à colação de grau.

Sobre o Curso:

O Curso de Especialização em Liderança Humana e Estratégias de Negócios busca propiciar uma formação integral do líder, norteada por valores éticos e morais, visando a autorrealização humana, a felicidade, o bem-estar, enquanto condicionantes do exercícios da liderança no contexto contemporâneo. Além de promover o relacionamento entre as reflexões filosóficas com as teorias da administração, gerando condições para uma formação sistêmica que articula pressupostos da visão estratégica e liderança humana. 

Modalidade e Carga Horária:

Presencial, por módulos.
360h (teóricas) com realização dos três módulos; Ou 396h (caso o aluno faça a opção pela realização do TCC).

Duração:

Previsão de término em 18 meses.

Aulas preferencialmente quinzenais aos finais de semana:

Sextas-feiras das 19h às 22h30min e 
sábados das 8h às 11h40min e das 13h às 17h.

Modalidade e Carga Horária:

Módulo I

Fundamentos filosóficos da arte de bem viver

– Conhece-te a ti mesmo: antropologia do autoconhecimento e identidade pessoal 

– Como devo agir? Teoria das virtudes e ética profissional 

– Concepções de felicidade e autorrealização na história da filosofia

– Filosofia existencial: autonomia, liberdade e responsabilidade

– Pilares da espiritualidade humana: perdão e gratidão para uma vida feliz

– Fundamentos da psicologia positiva

– Valores individuais do líder humano: justiça, felicidade e valores inegociáveis  

Módulo II

O papel do Líder nas Organizações

– Vida líquida e pós-verdade: os desafios da sociedade pós-moderna

– Sentidos do Trabalho e Liderança: alienação vs. emancipação humana

– Competências, Marketing Pessoal e Estilos de Liderança 

– Comunicação, Didática e Aprendizagem Organizacional

– Gestão de Equipes, Diversidade e de Conflitos 

– Cultura Organizacional e Mindset de Colaboração

– Mentoring, Coaching e Líder Coach

Módulo III

Liderança e Visão Estratégica de Negócios

– Estratégia e Ecologia Organizacional 

– Capacidades Dinâmicas e Capacidade Absortiva

– Teoria da Decisão e Raciocínio Lógico 

– Tópicos especiais em Economia aplicados às Organizações

– Jogos de empresas 

– Visão Estratégica sobre Indicadores Financeiros

– Sustentabilidade, Responsabilidade Social, e Cidadania Organizacional