SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA
Filosofia & Teologia FAPAS
“Identidades, cultura e vida cristã”
INSCRIÇÕES
O evento é gratuito!
Para garantir o certificado do evento (20h) é necessário realizar a inscrição na Plataforma Even3 (taxa de R$ 10,00).
O evento será transmitido ao vivo:
Facebook:
https://www.facebook.com/FapasSM/
Youtube:
http://abre.ai/youtube-fapas

As inscrições serão realizadas até dia 25 de outubro pela plataforma Even3 para aqueles que desejam certificado de participação (20h).
Investimento: R$ 10,00
Clique abaixo para se inscrever:
PÚBLICO:
Para os acadêmicos e professores dos Cursos de Filosofia e Teologia da FAPAS, bem como professores das redes pública e privada, agentes de pastoral em geral (leigos/as, religiosos/as, diáconos, presbíteros) e demais pessoas interessadas.
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OBJETIVOS:
Oportunizar a comunidade acadêmica dos Cursos de Filosofia e de Teologia da FAPAS – professores e acadêmicos – e, também às lideranças das comunidades e público em geral, uma reflexão sobre o tema das identidades, cultura e vida cristã.
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- Refletir sobre a importância da esperança e sua atualidade em um tempo de enormes e variados desafios como esta pandemia;
- Pensar questões éticas e antropológicas significativas para o homem e a sociedade atual;
- Estudar sobre o lugar e o papel da Igreja no contexto em que vivemos para fazer ressoar a palavra de vida e de libertação nos dias de hoje;
- Possibilitar a partilha dos estudos filosóficos e teológicos pelos estudantes.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira 26.10.2020
Manhã:
8h: Abertura – palavra do Diretor da FAPAS
8h15: Espiritualidade
8h30: “Educação e epidemias ao longo da história” – Dr. Ricardo Rossato
9h15: Discussão e perguntas
10h: Intervalo
10h30: “Formação, Identidade e Solidariedade em Habermas e Mead” – Dr. Cledes Antonio Casagrande
11h45: Discussão e perguntas
Terça-feira
27.10.2020
Manhã:
8h: Abertura e Espiritualidade
08h15: “A esperança como modo de anunciar o evangelho nos tempos atuais” – Dr. Luiz Carlos Susin
9h15: Discussão e perguntas
10h: Intervalo
10h30: “A esperança como modo de anunciar o evangelho nos tempos atuais” – Dr. Luiz Carlos Susin
11h30: Discussão e perguntas
Quarta-feira
28.10.2020
Manhã:
8h: Abertura e Espiritualidade
8h15: “O ensino de Filosofia e a educação em tempos de pandemia” – Professores de filosofia e estagiários. Coordenação: Prof. Jolair da Costa Silva.
9h: Intervalo
9h30: “Experiências pastorais na atualidade” (D. Edson Damian – Bispo de São Gabriel da Cachoeira/AM e Pe. Valdeci A. de Almeida – Curitiba/PR)
10h30: Apresentação de trabalhos científicos
12h: Encerramento das apresentações
Quinta-feira
29.10.2020
Manhã:
8h: Abertura e Espiritualidade
8h15: “As Comunidades Eclesiais missionárias como proposta aos desafios eclesiais e sociais para a Igreja no Brasil” – Dr. Daniel Rochetti (Assessor da CNBB)
9h15: Discussão e perguntas
10h: Intervalo
10h30: “Ética e felicidade em tempos de pandemia ” – Dr. Djalma Cremonese (UFSM)
11h30: Discussão e perguntas
Sexta-feira
30.10.2020
Manhã:
8h: Abertura e Espiritualidade
8h15: Mesa redonda com os palestrantes convidados
9h30: Intervalo
10h: Mesa redonda com os palestrantes convidados
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Submissão de trabalhos: até 10/10/2020
Divulgação dos trabalhos selecionados: 23/10/2020
OBS: todos os apresentadores de trabalhos deverão se inscrever no evento, enviando o artigo conforme as normas especificadas e os prazos para submissão.
Os certificados ficarão disponíveis na plataforma após o evento.
Os artigos selecionados serão publicados na Revista Frontistés (Revista Eletrônica do Curso de Filosofia da FAPAS).
As normas para envio de trabalho serão as seguintes:
– Os trabalhos não deverão passar das 20 laudas e deve ser encaminhado em Word (.doc ou .docx);
– Os trabalhos não precisam conter ‘paginação’.
– Os trabalhos deverão conter a seguinte formatação gráfica:
1.1 Folha tamanho A4;
1.2 Margens;
a) Esquerda – 3,0 cm; c) Superior – 3,0 cm;
b) Direita – 2,0 cm; d) Inferior – 2,0 cm;
1.3 Fonte, alinhamento e estilo
a) Título do artigo – Times New Roman, corpo 12, maiúscula, negrito e centralizado;
b) Autoria – alinhado á direita na primeira lauda, Times New Roman, corpo 12. Após o nome, insira uma nota de rodapé indicada por um asterisco, a qual deve conter a filiação institucional do proponente e endereço de e-mail para contato;
c) Resumo – deve estar localizado a um espaço de 1,5 cm abaixo do nome do autor, justificado, sem parágrafo, fonte tamanho 12, espacejamento simples e o texto deve iniciar logo após os dois pontos que seguem a palavra ‘Resumo:’, escrita em negrito e com a primeira letra maiúscula. As palavras-chave devem estar logo abaixo do resumo, a um espaço de 1,5 cm, iniciadas com letra maiúscula, separadas entre si por ponto, finalizadas também por ponto e antecedidas da expressão ‘Palavras-chave:‘, sendo esta escrita em negrito e com a primeira letra maiúscula. O resumo do texto, no máximo 200 palavras, deverá ser acompanhado de até 04 palavras-chave. Todos os artigos deverão apresentar Abstract, Keywords e o título em inglês;
d) Subtítulos (ou seções primárias) – Devem ser escritos com letras minúsculas, excetuando-se a primeira letra e nomes próprios, em negrito, alinhados à esquerda, sem parágrafo e numeradas com algarismo arábico, sem ponto ou hífen. As subseções seguem a mesma formatação, exceto o negrito, e são indicadas por ponto (Ex.:1.1; 1.2…). ‘Considerações iniciais’, ‘Considerações finais’ e ‘Referências’, seguem a formatação de seção primária, porém não são numeradas;
e) Corpo do texto – Times New Roman, corpo 12 com espaço de 1,5 linhas, sem espaço entre parágrafos (antes ou depois) e justificado;
f) Recuo especial primeira linha do parágrafo – 1,25 cm;
g) Recuo de parágrafo à esquerda (citação direta com mais de três linhas) – 4cm;
h) Citações longas (em bloco) e notas de rodapé – Fonte Times New Roman, tamanho 10 com espaço simples; e
i) Referências – Fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco (NBR 14724:2011, item 5.2).
1.4 As citações serão aceitas pelo sistema Autor-data – indica-se a fonte, pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses (citação indireta). Para as citações diretas, inclui-se a indicação de página;
1.5 As notas de rodapé deverão ser colocadas ao final de cada lauda respectivamente. Não serão aceitas notas de rodapé de referência, utilize o espaço apenas para notas explicativas;
1.6 As referências do trabalho deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto em conformidade com a norma da ABNT.