NAI

Na tecedura da educação inclusiva e considerando os pressupostos legais e conceituais, uma Instituição de educação superior socialmente responsável é aquela que identifica as potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais de sua realidade local e global a fim de: promover a inclusão plena; estabelecer metas e organizar estratégias para o enfrentamento e superação das fragilidades constatadas; praticar a intersetorialidade e a transversalidade da educação especial; investir no desenvolvimento de ações de formação continuada para a inclusão, envolvendo professores e toda a comunidade acadêmica e promover a acessibilidade, em seu sentido amplo, não só para estudantes público-alvo, mas para professores, funcionários e a população que frequenta a Instituição e se beneficia de alguma forma de seus serviços.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da FAPAS visa garantir o direito da pessoa com deficiência à educação superior, fundamentado nos princípios e diretrizes contidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006) e nos Decretos n°. 186/2008, 6.949/2009, 5.296/2004, 5.626/2005, 7.611/2011 entre outros.

O NAI tem como missão propor e viabilizar ações inclusivas aos alunos, docentes e técnicos com necessidades educacionais especiais ou pessoas com deficiência por meio de eliminação de barreiras comportamentais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação que limitam a participação e o desenvolvimento acadêmico e social.

Funcionamento

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), subordinado à Coordenação Acadêmica, funciona agregado ao serviço de Apoio Psicopedagógico, por meio dos encaminhamentos provenientes das Coordenações de curso, bem como, das demandas dos próprios alunos.

Atividades

  • Cursos e eventos informativos e de sensibilização da comunidade acadêmica;
  • Suporte aos professores para adoção de práticas docentes inclusivas;
  • Capacitação do corpo técnico-administrativo para atendimento a pessoas com deficiência;
  • Acompanhamento e atendimento das necessidades dos alunos com deficiência.

Serviço de Apoio Psicopedagógico

Serviço que visa proporcionar atividades psicopedagógicas ao aluno da FAPAS, auxiliando-o em seu processo de construção de conhecimentos durante a trajetória acadêmica e, favorecendo sua permanência na Instituição. Tem como objetivo central melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, evitando ao máximo a simples apropriação de conhecimentos de forma passiva, estimulando a formação de alunos críticos e capazes de produção própria em sua área de saber.

Foi estruturado e implementado no ano de 2004 pela Resolução nº 08/2004 a partir da constatação da necessidade de disponibilizar um suporte à formação dos alunos em nível superior. A FAPAS disponibiliza o serviço de atendimento psicopedagógico, à você aluno da instituição. Tal modalidade oferece um espaço onde você poderá buscar ampliar as possibilidades e potencialidades de aprender e construir conhecimentos, promovendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

O serviço é realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico. O agendamento de horários do atendimento está sob a responsabilidade da Recepção da Instituição.