NAI - FAPAS - Faculdade Palotina

NAI

Na tecedura da educação inclusiva e considerando os pressupostos legais e conceituais, uma Instituição de educação superior socialmente responsável é aquela que identifica as potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais de sua realidade local e global a fim de: promover a inclusão plena; estabelecer metas e organizar estratégias para o enfrentamento e superação das fragilidades constatadas; praticar a intersetorialidade e a transversalidade da educação especial; investir no desenvolvimento de ações de formação continuada para a inclusão, envolvendo professores e toda a comunidade acadêmica e promover a acessibilidade, em seu sentido amplo, não só para estudantes público-alvo, mas para professores, funcionários e a população que frequenta a Instituição e se beneficia de alguma forma de seus serviços.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da FAPAS visa garantir o direito da pessoa com deficiência à educação superior, fundamentado nos princípios e diretrizes contidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), Lei n° 13.146 de 06/07/2015, nos Decretos n°. 186/2008, 6.949/2009, 5.296/2004, 5.626/2005, 7.611/2011 entre outros.

O NAI tem como missão propor e viabilizar ações inclusivas aos alunos, docentes e técnicos com necessidades educacionais específicas ou pessoas com deficiência por meio de eliminação de barreiras comportamentais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação que limitam a participação e o desenvolvimento acadêmico e social.

Funcionamento

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), subordinado à Coordenação Acadêmica, funciona agregado ao serviço de Apoio Psicopedagógico, por meio dos encaminhamentos provenientes das Coordenações de curso, bem como, das demandas dos próprios alunos. Os alunos interessados poderão solicitar atendimento via e-mail (coordenacao.nai.fapas@gmail.com), ou ir até o núcleo em seus horários de atendimento presencial:

  • Quartas-feiras: 8h até 12h

Os atendimentos aos alunos poderão ser feitos de forma presencial na sala 337 da Fapas ou de forma remota pelo google meet, conforme a solicitação do interessado.

Atividades

  • Cursos e eventos informativos e de sensibilização da comunidade acadêmica;
  • Suporte aos professores para adoção de práticas docentes inclusivas;
  • Capacitação do corpo técnico-administrativo para atendimento a pessoas com deficiência;
  • Acompanhamento e atendimento das necessidades dos alunos com deficiência, com dificuldade na aprendizagem ou aos que precisam organizar os seus estudos.
  • Informar a comunidade acadêmica sobre datas e assuntos referentes a acessibilidade e inclusão.

Coordenação/Equipe do NAI

Sérgio Lasta

Sérgio Lasta

Psicólogo

Amanda Ramos

Amanda Ramos

Educadora Especial

Serviço de Apoio Psicopedagógico

Serviço que visa proporcionar atividades psicopedagógicas ao aluno da FAPAS, auxiliando-o em seu processo de construção de conhecimentos durante a trajetória acadêmica e, favorecendo sua permanência na Instituição. Tem como objetivo central melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, evitando ao máximo a simples apropriação de conhecimentos de forma passiva, estimulando a formação de alunos críticos e capazes de produção própria em sua área de saber.

Foi estruturado e implementado no ano de 2004 pela Resolução nº 08/2004 a partir da constatação da necessidade de disponibilizar um suporte à formação dos alunos em nível superior. A FAPAS disponibiliza o serviço de atendimento psicopedagógico, à você aluno da instituição. Tal modalidade oferece um espaço onde você poderá buscar ampliar as possibilidades e potencialidades de aprender e construir conhecimentos, promovendo o sucesso acadêmico dos estudantes.

Documentos, relatórios, normativas e resoluções de funcionamento e de atividades poderão ser solicitadas pelo e-mail do núcleo.

Galeria de Fotos

O desenvolvimento completo das atividades está em nosso Relatório de Atividades. O documento poderá ser solicitado via e-mail para o NAI.