NUPPEC - FAPAS - Faculdade Palotina

NUPPEC

NÚCLEO PALOTINO DE PSICOLOGIA E ESTUDOS CULTURAIS

O NUPPEC é um núcleo multi e interdisciplinar que visa discutir, refletir através de palestras e de seminários, temas de interesse para a comunidade acadêmica e demais pessoas que tenham propostas de relevância para a sociedade e para os acadêmicos. Qualquer área de conhecimento terá sua importância para fazer articulações com as outras áreas. Portanto, abrange vasta possibilidade para quem quiser conhecer outros temas além daqueles que são do seu interesse para ampliar o leque do saber.

O Núcleo está aberto a todas as áreas que queiram fazer articulações com a Psicologia e com os Estudos Culturais. Os Estudos Culturais visam compreender como a cultura produz subjetividades e como os indivíduos produzem cultura. Também as Pedagogias Culturais se inserem nesse contexto por ampliar as possibilidades de conhecimentos.

Os encontros serão quinzenais, sempre às terças-feiras, às 18h.

Vivemos num mundo multicultural e de culturas híbridas e isso produz subjetividades e transforma o comportamento das pessoas. Por isso que o NUPPEC, ao fazer tais articulações, tem como intuito pensar, refletir e discutir tais articulações.

O NUPPEC é um Núcleo de estudos vinculado à Faculdade Palotina-FAPAS, localizada na Rua Alziro Roggia, 115, Bairro Patronato, Santa Maria, RS.

Atividades

As atividades a serem desenvolvidas no NUPEC poderão ser:

  • Fóruns
  • Seminários
  • Palestras
  • Análise de filmes ou vídeos
  • Pedagogias Culturais
  • Estudos Culturais
  • Psicologia
  • Psicanálise

Público-Alvo

O público alvo, tanto para assessores quanto participantes, poderá ser composto de professores, profissionais e acadêmicos de qualquer área que queiram refletir, discutir e pensar temas de: Psicologia, Psicanálise e Estudos Culturais.

Regulamento

Os assessores não poderão cobrar pelas suas atividades, ou seja, virão como voluntários, por interesse em discutir os temas propostos. Os temas serão de responsabilidade dos assessores e terão que ser apresentados ao coordenador do Núcleo com uma semana de antecedência da data agendada para averiguar a adequação do tema. Os assessores terão que agendar antecipadamente sua participação e também se responsabilizarão em divulgar o evento que será sempre à noite. Eventualmente, caso haja necessidade, poderá ser durante o dia. A FAPAS, local dos encontros, também se responsabilizará em divulgar em redes sociais o tema proposto e o nome do assessor responsável. Entretanto, o assessor se responsabilizará pelo conteúdo do tema a ser apresentado.

Quanto ao número de participantes para a realização do evento, deverá ser com um número mínimo de 10 (dez) pessoas. E não será cobrado taxa de inscrição dos participantes, uma vez que os assessores também não terão nenhum honorário atribuído à execução de sua assessoria. Os participantes deverão se inscrever com antecipação na recepção da FAPAS, podendo ser pessoalmente ou pelo telefone; deixar seu nome e algum contato.

O tempo de duração para cada evento não poderá ultrapassar 03(três) horas com um intervalo de 15 (quinze) minutos, porém se um assessor achar necessário mais tempo poderá agendar para o outro dia da semana.

O dia da semana para a realização das atividades do Núcleo será somente às quartas-feiras às 18:00hs. Se houver necessidade poderá ser agendado outro dia, desde que em acordo com o coordenador do Núcleo e da disponibilidade de local e horário.

Materiais Necessários

A FAPAS irá dispor de uma sala adequada para a realização do que for proposto, com Datashow e caixa de som quando necessário, e de outros materiais que sejam importantes para que o assessor possa desempenhar suas atividades.

Certificados

Os participantes acadêmicos, tanto ouvintes quanto assessores, que quiserem, poderão pedir o cerificado de sua participação para fins de ACG ou DCG. Entretanto, a aceitação do certificado para tal finalidade será de responsabilidade da coordenação do curso no qual o acadêmico está matriculado. Nem o Núcleo, nem a FAPAS se responsabilizam pela aceitação das horas para tal finalidade.