É preciso estar habilitado o uso de Javascript em seu navagedor para que o site funcione de forma correta.
Notícias
Notícia
Aula Inaugural 2020: Alteridade, Direitos Humanos e Mulheres


Aguardamos toda a comunidade acadêmica na aula inaugural do ano na próxima quarta-feira, 11 de março, às 19h no Auditório da FAPAS.

Será tratado o tema: "Alteridade, Direitos Humanos e Mulheres", tendo como convidada a Professora Manalisa Dias da Siqueira (UFSM) e mediação com a Professora Luiza Motta (Fapas / AMF).

A questão da alteridade constituiu-se como objeto privilegiado da antropologia e nos possibilita pensar as relações entre grupos culturais distintos, as proximidades e distâncias morais entre os "nós" e os "outros". A partir do conceito antropológico de alteridade e de uma perspectiva interdisciplinar, propõem-se discutir a historicidade e o universalismo dos Direitos Humanos, tendo em vista a complexidade dos diferentes contextos, culturas, bem como das noções de lei, moral e ética. Por fim, discutiremos algumas questões relacionadas aos direitos das mulheres e como elas fazem parte desse debate mais amplo.

Conheça um pouco sobre nossa convidada Manalisa Dias da Siqueira:
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestra em Sociologia e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda (PNPD/CAPES) e professora permantente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFSM), professora temporária do Departamento de Ciências Sociais, área Antropologia e professora do Curso de Especialização em Estudos de Gênero (UFSM). É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudo sobre Emoções e Realidades Digitais (NEERD/UFSM); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (GEPACS/UFSM); do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS/UFRGS); da Rede Interinstitucional de Antropologia Digital; do Núcleo Transdiciplinar de estudos em dança e terapia ocupacional (Espaçocorpo/UFSM) e do Laboratório de Estudos em Diferença, Desigualdade e Estratificação (UFRJ). Possui experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, corpo, saúde, gênero, políticas públicas e emoções.
Destaque
 
(55) 3220 4575 | fapas@fapas.edu.br
 
 
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 9+, Firefox 3+ ou Google Chrome