É preciso estar habilitado o uso de Javascript em seu navagedor para que o site funcione de forma correta.
Notícias
Notícia
Ética, Cidadania e Direitos Humanos são trabalhados nas Ações Extensionistas do Curso de Filosofia
As atividades de "Ações Curriculares de Extensão II: Ética, Cidadania e Direitos Humanos" com os alunos matriculados nessa disciplina, consistiu em lançar o desafio de elaborarem uma cartilha que tratasse da Ética, da Cidadania ou dos Direitos Humanos. Cada aluno escolheu o seu tema e se propôs aborda-lo através de elaboração e publicação de uma cartilha, procurando desse modo contribuir com informações e conscientizações sobre uma determinada realidade social. As motivações para as escolhas dos temas foram encontradas na percepção que os alunos têm da realidade social e em discussões sobre textos relacionados à Ética, à Cidadania e aos Direitos Humanos. 

Diante de tal perspectiva, buscou-se desenvolver nos acadêmicos do terceiro semestre do curso, competências e habilidades presentes no perfil do egresso do curso de Filosofia da FAPAS, desenvolvendo características como a autonomia e a capacidade de análise da realidade social na qual está atuando. Dessa forma, o processo formativo acontece de forma interdisciplinar educativa, cultural, científica e política, promovendo a interação transformadora entre a IES e a comunidade externa. Nesse contexto, as ações extensionistas, que constam na grade curricular do Curso de Graduação em Filosofia, são desenvolvidas do segundo até o sexto semestre, sendo que todas as atividades extensionistas foram planejadas de forma a estabelecer relação com as disciplinas teóricas do curso e buscam desenvolver e aprimorar as habilidades requeridas ao egresso.

Com essas publicações, pretendeu-se conscientizar a população em geral, sobre realidades sociais, que merecem uma atenção maior por parte dos governantes e do povo. Segue a relação dos alunos, os temas por eles escolhidos e as justificativas da escolha: 



Aluno: Lucas Delazari 
Tema: A importância do convívio 
Justificativa: Considerando o que acontece no mundo atualmente, quero trazer uma reflexão para todos sobre a importância do convívio entre as pessoas. Mesmo em tempo de pandemia, o ser humano não deixou de ter contato com os outros, mas reinventou no modo de se relacionar através de meios virtuais, como o facebook, o whatsapp etc. O que importa é o valor que damos ao relacionamento entre as pessoas. 



Aluno: Luciano Alves Nascimento 
Tema: Violência contra a mulher 
Justificativa: Este folder foi elaborado para ser postado nas redes sociais, através do Facebook, e tem o intuito de chamar a atenção da mulher para que não se cale diante de uma violência de maus tratos ou abusos. Portanto, pensei neste tema levando em consideração o elevado índice do aumento da violência contra a mulher, principalmente neste momento de pandemia em que o Brasil está vivendo, enquanto acontece o isolamento social. 



Aluno: Vitor Kirchner Fiorin 
Tema: A dignidade humana e o mérito 
Justificativa: Este trabalho foi elaborado para ser postado em stories das redes sociais, podendo ser no Instagram ou Facebook e tem o intuito de demonstrar a necessidade dos direitos humanos para todas as pessoas, independente se esta for uma pessoa boa ou má, visto que os direitos humanos não dependem de um merecimento da pessoa, mas se fundamentam na própria dignidade da natureza humana, única capaz de verdadeira sociabilidade e autoconsciência. Tal cartilha pretende contrapor a uma ideia muito difundida atualmente: direitos humanos para humanos direitos. Este argumento leva em conta o merecimento da pessoa para se obter direitos, e não leva em conta dignidade intrínseca da natureza humana. Ou seja, cada ser humano tem sim méritos maiores ou menores se comparados a outros, porém sua dignidade enquanto pessoa não depende de seu mérito, mas de sua condição humana. 


Aluno: Wesley Rodrigues de Souza 
Tema: O preconceito 
Justificativa: O tema escolhido por mim tem o título "Vidas todas importam". Eu tive a inspiração para esse trabalho a partir de reflexões feitas a respeito das questões que estamos passando, que envolvem o preconceito. Este é algo que está fortemente presente nos nossos dias atuais. 
O preconceito é um julgamento que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas. 


Aluno: Willian José Nunes 
Tema: Educação 
Justificativa: Tendo em mente o nosso atual contexto e o direito à educação, principalmente a educação das crianças que, neste tempo de pandemia, estão tendo uma educação carente por parte da escola, elaborei a minha cartilha com o objetivo de incentivar os pais ou responsáveis, a promoverem uma educação aos seus filhos, não necessariamente voltada às matérias escolares, mas, fundamentalmente, voltada à formação de um indivíduo.



Assim, concluímos que foi de grande relevância para os acadêmicos do curso de Filosofia participarem de tais atividades, pois cada um tomou maior consciência de problemas que existem em nossa sociedade, sendo que uma das formas de elimina-los ou diminuí-los se dá pela conscientização.
Destaque
 
(55) 3220 4575 | fapas@fapas.edu.br
 
 
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 9+, Firefox 3+ ou Google Chrome