O Curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), por meio da disciplina de Extensão em Práticas Restaurativas, desenvolveu o projeto “Mediação e Práticas Restaurativas na Gestão Pública”, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria (RS).
A iniciativa, elaborada pelo acadêmico Fernando Stocho e coordenada pela Prof.ª Ma. Isabel Cristina Martins Silva, teve como tema “Autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública”, e promoveu o diálogo, a cultura da paz e a resolução colaborativa de conflitos entre os servidores públicos da Controladoria-Geral do Município.
A ação teve como foco o acolhimento e o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho, estimulando a escuta ativa, o respeito mútuo e o cuidado emocional dos servidores. Através de oficinas de comunicação assertiva e círculos de práticas restaurativas, os participantes puderam vivenciar dinâmicas voltadas à prevenção de conflitos e à melhoria do clima organizacional.
Segundo a professora Isabel Cristina, o projeto demonstra o potencial transformador do ensino jurídico quando aplicado à realidade social:
“Nosso estudante buscou aplicar os princípios da mediação e da gestão de conflitos em um contexto prático, contribuindo para a construção de um ambiente mais cooperativo e humano na gestão pública.”
O Curso de Direito da FAPAS tem se destacado por integrar ensino, pesquisa e extensão, incentivando seus acadêmicos a desenvolverem ações que aproximam a universidade das demandas sociais. Projetos como este reforçam o compromisso da instituição com uma formação humanizada, ética e voltada à cidadania, contribuindo para o fortalecimento de práticas democráticas e pacificadoras no serviço público.
“Quando o servidor é acolhido e aprende a se comunicar de forma empática, ele também se torna um agente da cultura da paz no atendimento ao cidadão”, reforça a docente.
Com resultados positivos junto à equipe da Controladoria-Geral do Município, a iniciativa está prevista para ser ampliada a outros setores da administração, consolidando a parceria entre a FAPAS e a Prefeitura de Santa Maria na promoção da mediação e da cultura do diálogo.
Sobre o Curso de Direito da FAPAS
O Curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS) é reconhecido pela formação de profissionais comprometidos com a ética, a justiça e o protagonismo social. Por meio de projetos de extensão e atividades práticas, o curso integra o conhecimento jurídico à realidade comunitária, incentivando o desenvolvimento de soluções pacíficas e democráticas para os desafios da sociedade.
Fotos: João Alves/PMSM
Igor/FAPAS
Compartilhar notícia: