Notícia - Aula Inaugural dos cursos de graduação promoveu discussão sobre o Conflito na Ucrânia - FAPAS - Faculdade Palotina
  • 18/03/2022
  • Eventos

Na quinta-feira (17), foi realizada a Aula Inaugural dos cursos de graduação da Faculdade Palotina (FAPAS) e teve como temática principal o Conflito na Ucrânia: aspectos jurídicos e humanitários. Segundo a Coordenadora do curso de Direito, Carolina Salbego Lisowiski, a escolha do tema se deu não só por ser relevante socialmente, mas por ter relações jurídicas e humanitárias muito relevantes para serem discutidas no meio acadêmico, colaborando fortemente para formação de alunos críticos e reflexivos sobre as situações sociais.
A aula foi dividida em três momentos, iniciando com a espiritualidade, organizada pela Pastoral Universitária da FAPAS e a fala de abertura do Diretor.

É um momento muito significativo para cada um de nós, resumido em dois sentimentos: o primeiro de alegria pela FAPAS estar promovendo esta aula inaugural com uma temática tão significativa, representando, também, o retorno das nossas atividades presenciais. O segundo sentimento é de preocupação por estarmos em situação de guerra, com tantas pessoas em situação de refúgio. – comentou Jadir Zaro, Diretor da Fapas.

No segundo momento, Pe. Cristiano Parpinelli participou do evento de forma virtual, acompanhado de duas refugiadas da guerra, as quais foram acolhidas pela Paróquia Palotina da Itália e que compartilharam suas vivências sobre este momento histórico.
O terceiro e último momento, os professores Ricardo Rossato(FAPAS), Guilherme Pitaluga(FAPAS), Giorgio ForgiarinI(FAPAS) e José Renato(UFSM) dialogaram sobre o tema, abordando diferentes aspectos do conflito.

Participaram alunos, professores dos cursos presenciais de Teologia, Filosofia e Direito, colaboradores, padres e irmãos palotinos, além de alunos  e professores de outras Instituições de Ensino Superior.

Durante o ano, a Faculdade Palotina promove diversas atividades acadêmicas de formação complementar e proporciona aos estudantes aprofundamento dos estudos e qualificação da prática profissional em diferentes áreas de atuação.