A Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) prorrogou o prazo para realização da Autoavaliação Institucional até 31 de outubro. Alunos (podem responder pelo Portal do Aluno), professores e técnicos (o questionário será enviado por e-mail) receberão um questionário para avaliar o planejamento, a avaliação institucional e a infraestrutura. A avaliação é importante para que melhorias sejam feitas na faculdade, proporcionando mais conforto e qualidade na infraestrutura, além de garantir o recredenciamento da instituição e reconhecimento dos cursos.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenada pelo professor Alceu Cavalheiri, é responsável pela autoavaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados.
- A autoavaliação é uma ferramenta que ajuda no contínuo processo de aperfeiçoamento, com informações que auxiliam na promoção de melhorias no planejamento institucional e no projeto pedagógico. Além de tudo isso é um processo que ajuda a prestar contas para a comunidade acadêmica - explica Cavalheiri.
A CPA é elemento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país e tem por objetivo avaliar a IES de forma autônoma, apresentando seu Relatório Anual de Avaliação Institucional para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos no que diz respeito às dez dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).
Quais são os pilares da Avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) no SINAES?
1 - Avaliação Interna (Autoavaliação) – Realizada pela CPA
2 - Avaliação Externa (Comissões de Avaliação In loco) – Realizada pelo INEP/MEC
3 - Avaliação do Desempenho dos Estudantes – Realizada pelo INEP/MEC através do ENADE
Compartilhar notícia: