Notícia - Curso de Filosofia da Fapas promove I Colóquio de Filosofia Africana - FAPAS - Faculdade Palotina
Curso de Filosofia da Fapas promove I Colóquio de Filosofia Africana
  • 09/11/2022
  • Filosofia

Curso de Filosofia da Fapas promove I Colóquio de Filosofia Africana

No Mês da Consciência Negra, o Diretório Acadêmico do curso de Filosofia da Faculdade Palotina (Fapas) promove o I Colóquio de Filosofia Africana - Memória, Tradição e Diversidade. O evento será nos dias 17 e 18 de novembro (veja programação abaixo) de modo presencial - na sala 215 - e virtual - com transmissão ao vivo pelo YouTube. O objetivo do colóquio é possibilitar à comunidade acadêmica e ao público em geral, uma reflexão sobre o tema da filosofia africana, no que diz respeito à ética, aos valores, conceitos de filósofos africanos e o pensamento africano contemporâneo. Além disso, o encontro busca refletir sobre o pensamento africano ao longo da História da Filosofia; pensar questões filosóficas, existenciais, históricas, culturais, valores e virtude a fim de proporcionar maior diversidade de pensamento e oportunizar a partilha dos estudos filosóficos sobre o tema da filosofia africana aos acadêmicos e professores de filosofia.

O evento é destinado aos acadêmicos e professores de cursos de filosofia de qualquer instituição e demais pessoas interessadas. As inscrições podem ser realizadas no site. O valor da inscrição é R$ 10,00, e a certificação é de 12h aos participantes ouvintes. 

PROGRAMAÇÃO

17/11/2022
MANHÃ
8h - Abertura
8h15 - Palestra “Filosofia desde o quilombo e Comunidades Autofilósofias da Quebrada (CAQ): considerações quilombistas, descoloniais e libertárias sobre a práxis filosófica brasileira” - palestrante Prof. Josadaque Martins Silva - Doutorando (USP)
9h30 - Discussão e perguntas ao palestrante
10h - Intervalo
10h30 - Palestra “Filosofia Africana: pressupostos históricos e políticos da sua estruturação na contemporaneidade” - palestrante - Mussá Maria Cossa (Fapas)
11h20 - Discussão e perguntas ao palestrante

NOITE
20h - Palestra “Filosofia africana para os tempos de hoje” - palestrante Pe. Jurandir Goulart Soares (Fapas)
21h30 - Discussão e perguntas ao palestrante

18/11/2O22
NOITE
20h - Palestra ”Os saberes da Diáspora e a busca pelo devir negro” - palestrante Prof. Dr. Anderson Machado (UFSM)
21h30 - Discussão e perguntas ao palestrante

Compartilhar notícia: