Notícia - Fapas e Frente Parlamentar em Defesa da Educação promovem 1º Seminário de Educação. Inscrições estão abertas - FAPAS - Faculdade Palotina
  • 08/08/2022
  • Eventos

A Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) e a Frente Parlamentar em Defesa da Educação do município promovem o 1º Seminário de Educação com o tema “O pós-pandemia na educação: contingências e aspectos teórico-práticos”. O evento será no dia 20 de agosto, das 8h às 12h, no auditório da Fapas.

O objetivo do seminário é promover o compartilhamento de conhecimento no período pós-pandêmico, olhar para o desenvolvimento da educação de Santa Maria e abordar os desafios e possibilidades para a formação integral nos espaços e tempos que vivemos.

O evento terá uma palestra principal com a professora Hildegard Jung, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na UniLaSalle. Além disso, serão oferecidos sete minicursos (cada inscrito poderá escolher um minicurso. São 35 vagas para cada um).

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no link - https://materiais.fapas.edu.br/seminario-de-educacao. A Fapas vai emitir certificados digitais aos participantes.

CRONOGRAMA DO EVENTO:

7h45min – Abertura – Palestra principal

10h – Intervalo

10h30min até as 12h – Minicursos temáticos

Palestrante Principal: Hildegard Jung - Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação na UniLaSalle. Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, políticas públicas, avaliação e planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

Minicursos (no momento da inscrição, você poderá optar por apenas um deles):

1. Desafios e possibilidades para a formação integral em espaços/tempos pós pandêmicos - Profª. Nilta Hundertmark (Colégio Pallotti Antônio Alves Ramos)
  2. Humanização, Espiritualidade e Educação - Prof. Salvador Leandro Barbosa (Fapas)
  3. A inovação na educação pós-pandemia através das metodologias ativas - Profª. Cristina Nunes (Fapas)
  4. Aspectos éticos e filosóficos da educação como processo de humanização - Prof. Douglas Orben (Fapas)
  5. A Mediação e a solução de conflitos no espaço educacional - Profª. Silviane Meneghetti (Fapas)
  6. Psicologia Escolar e Educacional: compreensões sobre a lei 13.935/2019 como aliada na defesa da educação - Profª. Silvana Maia Borges (Fisma)
  7. Proteção Integral da Criança e do Adolescente: Qual sua responsabilidade Professor? - Prof. Jadir Zaro (diretor da Fapas)