Notícia - Projeto Pallotti recebe honraria da Assembleia Legislativa - FAPAS - Faculdade Palotina
Projeto Pallotti recebe honraria da Assembleia Legislativa
  • 18/10/2022

Projeto Pallotti recebe honraria da Assembleia Legislativa

O Projeto Pallotti recebeu nesta terça-feira (18) a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A entrega da honraria foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira, presidente da AL. A solenidade foi às 11h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O diretor do projeto, padre Vanderlei Cargnin, fez um breve relato histórico da atuação dos 2.400 padres palotinos que estão espalhados em 23 províncias pelo mundo e destacou a importância do trabalho social desenvolvido por eles.

- Muitas vezes as crianças ficam na rua. No projeto, elas encontram outras atividades que desenvolvem suas capacidades por meio de uma formação integrada. Trabalhamos todas as potencialidades desses alunos. Receber essa medalha nos fortalece e nos mostra a importância de continuar com nosso trabalho -, disse o padre, citando, ainda, exemplos de alunos do projeto que hoje estão na universidade e são professores.

O deputado presidente da AL, Valdeci Oliveira salientou que a medalha significa muito pouco perto do trabalho voluntário, gratuito e grandioso realizado pelo Projeto Pallotti.

- Eu só soube do projeto quando fui visitar. Não tinha dimensão da grandiosidade. O que vocês fazem lá deveria ser responsabilidade do poder público, mas como a gente sabe que é impossível ser feito. Esta medalha é uma homenagem extremamente singela pela dimensão e grandiosidade que tem esse projeto para Santa Maria - destacou Valdeci.

O diretor da Faculdade Palotina de Santa Maria, padre Jadir Zaro, também participou da homenagem. Ele lembrou que Vicente Pallotti sempre olhou para as crianças e adolescentes com preocupação e que os padres palotinos têm o dever de seguir olhando pelos pequenos.

- Eu gosto muito de uma história que contam que na América Central as pessoas se cumprimentam perguntando "como estão as crianças". Onde as crianças estão bem, podemos seguir com o diálogo e pensar em outras questões. É responsabilidade do estado, da família e da sociedade dar vida digna às crianças e adolescentes. Vamos seguir com o trabalho que tem dado certo - afirmou.

A coordenadora do projeto, Suelen Rosauro, e os professores, Simone Pozzobom, Felipe Tigrinho, Keyciane Amado e Dety Bolzan, além de 20 alunos do projeto, também participaram da solenidade. A banda do Projeto Pallotti também se apresentou.

Sobre o Projeto Pallotti

Há 12 anos, o Projeto Pallotti atende, gratuitamente, mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. O objetivo do projeto é proteger e garantir os direitos de cada indivíduo atendido, buscando possibilidades de transformação e autonomia para suas vidas. No projeto social são disponibilizadas oficinas de apoio pedagógico, artes, música, dança, taekwondo, futebol, teatro, práticas ambientais, informática, biodança, formação para jovens empreendedores e oficina de artesanato e biodança para os responsáveis. Além disso, são ofertados atendimentos especializados como acompanhamento fonoaudiológico, nutricional, odontológico, psicopedagógico, psicológico e social, além de refeição.