Notícia - Semana Acadêmica Integrada de Filosofia e Teologia ocorre de forma online e reúne grandes nomes - FAPAS - Faculdade Palotina
  • 23/08/2021
  • FAPAS

Entre os dias 16 e 20 de agosto, aconteceu a Semana Acadêmica Integrada, promovida pelos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Palotina, através de seus Colegiados e Diretórios Acadêmicos.

O objetivo do evento foi oportunizar a comunidade acadêmica da FAPAS - professores e acadêmicos - e, também às lideranças das comunidades e público em geral, uma reflexão sobre o tema da espiritualidade, sentido da vida, responsabilidade e esperança no complexo tempo atual.

A abertura da Semana Acadêmica aconteceu no dia 16 de agosto, com a palestra do professor Dr. George Augustin, falando sobre “Esperança do cristão em tempos obscuros”.

A professora Cristina Nunes, Coordenadora do curso de Filosofia, explica que – a semana acadêmica integrada teve como objetivo principal tratar de temas que perpassam os dois cursos da instituição, sendo que a escolha da perspectiva sobre a espiritualidade, o sentido da vida e a responsabilidade em tempos de incerteza, veio ao encontro do contexto em que estamos vivendo de pandemia e de falta de esperança em um mundo melhor.

Ainda segundo Cristina, todas as palestras contribuíram muito para entendermos o momento atual, a natureza humana e a importância de termos esperança, bem como em buscar o sentido da vida e dar significado a nossa existência.

Para o acadêmico do curso de Teologia, Jonas Gabriel Vilela Santos, a Semana Acadêmica “foi uma rica oportunidade de se lançar um olhar crítico e transdisciplinar sobre os complexos enfrentamentos que as sociedades contemporâneas têm vivenciado, muitos desses sobrenomeados pela ‘desesperança’.”

Jonas ressalta que o tema, Esperança: sentido da vida e responsabilidade em tempos de incerteza, possibilitou diversas tematizações sobre a relação entre solidariedade e identidade cristã. Como afirmou a teóloga conferencista, Dr. Maria Clara Bingemer: “o desejo de comungar com o sofrimento alheio é constitutivo da proposta cristã [...] porque é constitutivo do próprio Deus”.

O evento é uma atividade de extensão na formação acadêmica e promoveu conferências, mesa de debates e apresentações de trabalhos de iniciação científica. Os certificados ficarão disponíveis na plataforma Even3.