Notícia - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece até o dia 13 de setembro. - FAPAS - Faculdade Palotina
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece até o dia 13 de setembro.
  • 31/08/2021
  • Eventos

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece até o dia 13 de setembro.

Desde o dia 16 de agosto, professores e colaboradores alocados na Sociedade Vicente Pallotti (SVP) e na Entidade Palotina de Educação e Cultura (EPEC) estão participando da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema “Quem semeia segurança colhe qualidade de vida”.
Neste ano, a SIPAT está sendo dinamizada em quatro segundas-feiras, que teve seu início em 16 de agosto e terá seu término no dia 13 de setembro, com temas variados, tais como:
1.“Boas Práticas e Atenção à Saúde” com a enfermeira Flaviana Basso Schio e a nutricionista Simone de Souza Genehr;
2. “Boas Práticas de Ergonomia com Qualidade de Vida” com o fisioterapeuta Giovani Garcia e o profissional de educação física Bruno Sarturi Hundertmarck;
3. “Atenção a Proteção de Dados Pessoais e a Influencia Econômica Durante a Pandemia”, com os profissionais Eduardo Anversa Scremin e Mateus Sangoi Frozza;
4. “Saúde Mental e Espiritualidade Palotina” com a profissional Nadianna Marques e com o Diretor Geral da Faculdade Palotina, Pe. Jadir Zaro.
A SIPAT tem como objetivo transmitir todo o tipo de informação ou atividade que faça o trabalhador refletir sobre a sua segurança, o seu bem-estar e a sua saúde ou seja, orientar e conscientizar os trabalhadores referente à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, visando a qualidade de vida e integridade física. Por isso, a SIPAT é uma importante ferramenta de formação e orientação, que não deve ser encarada como mera formalidade de protocolo da CIPA.
Nesse ano, também ocorreu o lançamento de duas campanhas solidárias, as quais não tem data determinada para o término:

  1. Doação de sangue: “Doe o amor que corre em suas veias!” com o objetivo de
    resgatar o carisma de doação que sempre se fez presente na vida de Vicente Pallotti, a SIPAT 2021 promoverá o lançamento da ação solidária de doação de sangue entre seus gestores e funcionários. Portanto, o marco principal para a Família Palotina é o dia 22 de cada mês e, este dia, será dedicado para esta ação solidária junto ao Hemocentro de Santa Maria e demais localidades onde a Missão Palotina se faz presente. Para os doadores de sangue, gestores e funcionários palotinos, será realizado um cadastro no SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – onde, o setor, será o responsável por organizar, mensalmente, o rodízio entre os doadores.
  2. Doação de alimentos não perecíveis e doação de leite: “Sua solidariedade é um prato cheio, que tal ajudar quem precisa?” A partir da missão de São Vicente Pallotti, nosso fundador, será realizada uma campanha de doação de alimentos não perecíveis e leite, para serem doados ao Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, projeto social mantido pela Sociedade Vicente Pallotti. O Centro Social e Cultural Vicente Pallotti atende gratuitamente, no turno inverso ao escolar, crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade e oferta oficinas artísticas, culturais, esportivas, musicais, além de acompanhamento fonoaudiológico, psicológico e social. Diante das vulnerabilidades das famílias atendidas, a colaboração com alimentos não perecíveis e leite, contribuirão para doação aos que mais necessitam.
    Para que os funcionários e gestores Palotinos, possam fazer sua doação, será disponibilizado em cada setor do Complexo Palotino (FAPAS, CAAR, Gráfica Pallotti) e demais setores em Santa Maria-RS (Sede Administrativa, CMP e Sede Provincial), caixas para serem depositados os alimentos não perecíveis e o leite. A coleta, nesses setores, se dará a cada bimestre e/ou sempre que se fizer necessário e será destinado ao Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, projeto social mantido pela Sociedade Vicente Pallotti, que fará a distribuição às famílias carentes atendidas.
    Que possamos colher qualidade de vida para melhor desempenhar nossa missão, esteja no local onde nos encontrarmos!

As transmissões do evento estão disponíveis no Youtube da FAPAS
 

Compartilhar notícia: