Teologia

Informações:

  • Duração do curso: 4 anos
  • Carga horária: 3.330 horas
  • Vagas semestrais: 25 vagas (Diurno)
  • Modalidade de ensino: Presencial
  • Título concedido: Bacharel em Teologia

O Curso de Teologia da Faculdade Palotina é acadêmico-pastoral. Por um lado, busca estar em sintonia com o Magistério da Igreja, sobretudo do Brasil e da América Latina, e, por outro, visa manter um olhar aberto para a realidade de onde surgem os desafios pastorais. Procura-se um equilíbrio entre a parte sistemática e a ação pastoral, a fim de que se evite cair em uma teologia puramente especulativa ou de mero pastoralismo.

Esse curso pretende formar profissionais qualificados, com base teológica fundamental e própria de um curso de graduação. Requisito este necessário para a compreensão do ser humano como sujeito, que tem valores e dignidade, o qual deve exercer sua criatividade, promover a paz e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais. A atuação deste profissional poderá ser tanto em nível eclesial, como nas mais diferentes dimensões do trabalho humano, desde que haja em seu contexto a necessidade de interrogar-se pelo sentido da vida e da fé.

Sendo assim, o Curso de Teologia da FAPAS projeta o seguinte perfil para o Bacharel em Teologia: abertura à realidade, com seus desafios estruturais e conjunturais. Ou seja, preparado para a sensibilidade e a abertura de mundo no qual vive, para a capacidade de diálogo com pessoas e instituições que se mostram interessadas em compreender os problemas do mundo e das pessoas. Assim, estará o acadêmico apto a participar da busca da compreensão das situações específicas numa perspectiva estrutural e conjuntural; sendo sujeito ao lado e em articulação com outros sujeitos da construção da história, consciente de suas forças e limites; baseado nos valores do evangelho, refletidos e aprofundados na teologia.

Juliano Dutra

Juliano Dutra

Vice-diretor e coordenador do curso de Teologia