Cursos - Teologia - FAPAS - Faculdade Palotina

Teologia

Informações:

  • Duração do curso: 4 anos
  • Carga horária: 3.330 horas
  • Vagas semestrais: 25 vagas (Diurno)
  • Modalidade de ensino: Presencial
  • Título concedido: Bacharel em Teologia

O Curso de Teologia da Faculdade Palotina é acadêmico-pastoral. Por um lado, busca estar em sintonia com o Magistério da Igreja, sobretudo do Brasil e da América Latina, e, por outro, visa manter um olhar aberto para a realidade de onde surgem os desafios pastorais. Procura-se um equilíbrio entre a parte sistemática e a ação pastoral, a fim de que se evite cair em uma teologia puramente especulativa ou de mero pastoralismo.

Esse curso pretende formar profissionais qualificados, com base teológica fundamental e própria de um curso de graduação. Requisito este necessário para a compreensão do ser humano como sujeito, que tem valores e dignidade, o qual deve exercer sua criatividade, promover a paz e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais. A atuação deste profissional poderá ser tanto em nível eclesial, como nas mais diferentes dimensões do trabalho humano, desde que haja em seu contexto a necessidade de interrogar-se pelo sentido da vida e da fé.

Sendo assim, o Curso de Teologia da FAPAS projeta o seguinte perfil para o Bacharel em Teologia: abertura à realidade, com seus desafios estruturais e conjunturais. Ou seja, preparado para a sensibilidade e a abertura de mundo no qual vive, para a capacidade de diálogo com pessoas e instituições que se mostram interessadas em compreender os problemas do mundo e das pessoas. Assim, estará o acadêmico apto a participar da busca da compreensão das situações específicas numa perspectiva estrutural e conjuntural; sendo sujeito ao lado e em articulação com outros sujeitos da construção da história, consciente de suas forças e limites; baseado nos valores do evangelho, refletidos e aprofundados na teologia.

Cristiano Parpinelli da Silva

Cristiano Parpinelli da Silva

Coordenador do curso de Teologia

Professores

Enio José Rigo

Enio José Rigo

Fabio Junior Batistella

Fabio Junior Batistella

Judinei Vanzeto

Judinei Vanzeto

Juliano Dutra

Juliano Dutra

Luis Carlos da Costa Leite

Luis Carlos da Costa Leite

Mércio Cauduro

Mércio Cauduro

Ricardo Rossato

Ricardo Rossato

Salvador Barbosa

Salvador Barbosa

Vilson Venturini

Vilson Venturini