Notícia - Inscrições abertas para o Minicurso: Estudos sobre a Ética do Cuidado de Si e Felicidade - FAPAS - Faculdade Palotina
  • 17/09/2021

A Faculdade Palotina está com inscrições abertas para o Minicurso: Estudos sobre a Ética do Cuidado de Si e Felicidade até o dia 18 de outubro. Fundamentado nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, o curso de curta duração acontecerá de 18 a 29 de outubro e tratará dos seguintes temas: o Cuidado de Si, vida boa a partir da mitologia grega; a filosofia como exercício espiritual; o autoconhecimento socrático; o amor em Platão; a eudaimonia aristotélica; a ética e a felicidade nas escolas helênicas; até a crítica sociológica da ética da felicidade pós-moderna; e a contribuição da psicologia positiva para uma vida boa.

Nesse sentido, o presente curso abordará elementos filosóficos, sociais e éticos, de modo a promover uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e o modo como o ser humano encontra-se situado nela. Portanto, o tema norteador será o conceito do Cuidado de Si e da felicidade, entendido a partir de seus pressupostos filosóficos, cotejando-o com as concepções atuais sobre o tema, promovendo assim um debate sobre os possíveis obstáculos presentes na sociedade contemporânea para a edificação de uma vida boa.

Com relação ao ministrante do presente curso, há que se destacar que o Professor Dejalma Cremonese tem larga experiência, qualificação e conhecimento sobre o assunto abordado, sendo reconhecido pela comunidade acadêmica como uma autoridade acerca do tema em questão. Ao promover um curso desta envergadura, deve-se ressaltar a visibilidade e o destaque promovido à marca institucional da Fapas, o que ajuda a consolidar a excelência acadêmica da IES (também) no âmbito dos cursos de curta duração e de pós-graduação. Por fim, destaca-se a relevância do curso para a comunidade acadêmica em geral, uma vez que se trata de uma oportunidade ímpar no sentido de prover uma reflexão sobre um tema extremante relevante para a formação acadêmica, profissional e humana de estudantes e da comunidade em geral.

• Público Alvo: discentes de instituições superiores, professores particulares e da rede municipal e estadual, lideranças e comunidade em geral.
  • Modalidade: Online
  • Carga Horária do curso: 30 horas
  • Inscrições: Até 18/10
  • Investimento: R$ 120,00 reais